terça-feira, 10 de abril de 2012
Uma reflexão sobre aniversários
Quando eu era pequena, como toda criança, esperava ansiosamente pelo meu aniversário, contando os dias. O dia de aniversário era sinônimo de festa, ganhar presente, comer doce e fazer um monte de coisas legais só porque era "meu aniversário".
Quando virei adolescente, passei a não gostar muito da data. Porque só eu sabia que era meu aniversário e qual a graça se o mundo não para por causa disso? Como toda adolescente, achava que eu era o centro do universo e tudo era um absurdo: porque eu tinha que ir para a escola se era meu aniversário? Por que eu tinha que pegar ônibus, passar roupa? Como eu podia gastar um dia tão importante assistindo televisão como se fosse qualquer outro?
Hoje em dia, acho que o aniversário nada mais é do que um ótimo pretexto para juntar quem você ama no mesmo lugar e passar momentos felizes junto com essas pessoas, não importa se é uma festa, uma refeição ou só um encontro.
Mas refletindo sobre o assunto: e daí que estou fazendo 27 anos do calendário gregoriano? Estou mais velha, engordei e me aproximo dos 30. Isso é motivo para comemorar? Para mim, celebração tem que ser todo dia, pelo fato de estar viva, por ter permanecido fiel à minha essência e por ter tido sorte nas minhas escolhas.
E por que as pessoas dão parabéns? "Parabéns por ter continuado vivo desde que você nasceu até hoje"? "Parabéns por lembrar quantos anos você tem"?
Não vejo muito sentido nessa comemoração e acho que há uma boa dose de convenção social da qual não há como se libertar. Mas mesmo assim gosto de pensar que hoje é meu aniversário, o dia em que eu nasci, 10 de abril, o "meu" dia. Embora o mundo não pare por isso, basta eu saber, significa uma das coisas mais básicas do autoconhecimento, como saber o próprio nome.
É um dia que provavelmente não será o mais feliz do meu ano, mas será um em que algumas pessoas lembrarão de mim, me ligarão com frases feitas ou postarão recadinhos no Facebook. Um dia para eu refletir sobre a idade que estou abandonando e fazer planos para as próximas idades que pretendo ter mas que não dependem de mim. Um dia para assoprar velas e fazer pedidos. Um dia para receber parabéns não sei bem porque e entrar no meu 28º ano na Terra. Boa sorte pra mim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário